Jon Stewart vai deixar o "Daily Show"
O apresentador Jon Stewart vai deixar o Daily Show, o programa satírico sobre a atualidade do canal norte-americano Comedy Central, que em Portugal é transmitido pela SIC Notícias. Foi o próprio quem o disse à plateia do programa, durante a gravação do episódio que foi para o ar esta terça-feira nos Estados Unidos. Aproxima-se o fim de uma era: nos últimos anos Stewart tornou-se num dos mais influentes apresentadores dos EUA, chegando a ser considerado, num inquérito realizado em 2009, o mais credível do país - apesar de estar à frente de um programa satírico.
Pouco depois do programa, a saída foi confirmada no Twitter pela estação de televisão, num comunicado em que se afirma que Jon Stewart ficará aos comandos do Daily Show até ao final do ano. O apresentador apontou para setembro ou já para o último trimestre. Segundo a edição online da revista "Variety", Stewart tem contrato com a Comedy Central até ao outono, pelo que a sua saída só deverá concretizar-se nessa altura.
[twitter:565296357792284676]
Este é mais um golpe para a estação de televisão, que no final do ano passado perdeu Stephen Colbert, o apresentador do programa de maior audiência do canal, o "The Colbert Report".
Jon Stewart, de 52 anos, estava aos comandos do programa desde 1999. Em 2013, ausentou-se da apresentação do Daily Show durante 12 semanas para realizar o filme "Rosewater", que conta a história de um jornalista feito prisioneiro no Irão durante 118 dias por causa de um mal-entendido.
Ao longo dos quase 17 anos em que esteve ligado ao programa, Jon Stewart tornou-se num dos apresentadores mais influentes dos Estados Unidos. Testemunho desse poder é o facto de vários candidatos presidenciais e presidentes dos EUA terem passado pelo Daily Show. Em 2009 Stewart chegou a ser considerado o apresentador mais credível da televisão norte-americana, num inquérito da Time.
Apresentador, ator, humorista e realizador, Stewart nasceu em Nova Iorque e cresceu em Nova Jérsia. Na universidade, na Virgina, licenciou-se em Psicologia, antes de se dedicar a uma carreira no humor, começando pelo stand-up. Nos anos 90 teve um programa muito bem-sucedido na MTV, The Jon Stewart Show, e em 1999 estreou-se no Daily Show, com uma equipa de luxo da qual ao longo dos últimos anos saíram algumas das grandes estrelas da comédia nos EUA, de Steve Carell a Stephen Colbert, passando por John Oliver.
Recorde alguns dos melhores momentos de Jon Stewart à frente do "Daily Show" e também presenças marcantes noutros programas, de "O'Reilly Factor" ao "Crossfire".
[youtube:w8KqDIPdCOg?list=PL084A0469320C57B1]
.
[youtube:SXcmc2AZ6ZE]
.
[youtube:pg_3F6HFv_I]
.
[youtube:aFQFB5YpDZE]
.
Outros programas de humor já reagiram à notícia.
[youtube:cNDEpUI2hjs]